É hora de repensarmos sobre os resultados da reconstrução de LCA
Há 10 anos atrás, os ortopedistas garantiam aos pacientes com uma lesão do LCA que 90-95% dos casos com reconstrução cirúrgica voltariam a nível excelentes de atividade. Essa informação ainda pode ser ouvida de muitos cirurgões. Estudos recentes avaliando o retorno ao esporte, o risco de sofrer uma nova lesão no LCA operado ou lesão no LCA contralateral mostram que o cenário imaginado é diferente.
No estudo de Walden (Http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27034129), 78 clubes de futebol profissional foram acompanhados por quatro anos, foram relatados 140 rupturas completas de LCA. Antes de concluir a reabilitação, cinco pacientes tiveram uma nova lesão no mesmo LCA e 4 atletas tiveram lesão no LCA contralateral. Após três anos, 86% dos indivíduos podiam jogar novamente futebol, mas apenas 65% retornaram efetivamente a nível pré lesão. Portanto, se um aleta perguntar quais as chances de retornar ao esporte esse nível não é de 90% e sim de 65%.
Outro estudo Http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26772611 investigou o risco de reincidência de uma lesão de LCA em atletas após o reparo cirúrgico de LCA. Os autores verificaram que a recorrência era de 7%. No LCA contralateral era de 8%. Isso significa um risco de 15% de lesão de LCA após cirurgia. Esse risco, segundo o mesmo estudo, aumenta para 23% para atletas com menos de 25 anos.
Concluindo que o resultado após a reconstrução do LCA não devem ser avaliados apenas com a estabilidade em testes ortopédicos no pós-operatório do joelho, mas também a capacidade que a pessoa tem para retomar as atividades no nível anterior a lesão. Verifiquem também que a questão psicológica tem muita influência no retorno ao esporte. Vejam: ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25293342 - (The main reasons for not returning were not trusting the knee (28%), fear of a new injury (24%) and poor knee function (22%).- Os principais motivos de não retorno ao esporte é falta de confiança no joelho, medo de movimentar e sem segurança na função).
Esses resultados mostram que as pessoas devem ser informadas sobre os riscos e benefícios da cirurgia de LCA.
Adaptado: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27231334
Obrigado pela leitura.
tags: Fisioterapeuta em fortaleza, fisioterapeuta para lca, pós cirurgico de lca, fisioterapia especializada em joelho lca, pre operatorio de lca, cirurgia de lca fisioterapia, é indicado cirurgia de lca, o que fazer antes da cirugia de lca, fisioterapeuta em fortaleza especializado em lca, melhor fisioterapia de fortaleza, método mckenzie em fortaleza, fisioterapia leonardo rebouças bezerra, clínica de fisioterapia.