top of page

Imagem pode melhorar o tratamento fisioterapêutico

Fisioterapeutas são especialistas no sistema músculo-esquelético e …

normalmente usam a história do paciente e um bom exame físico para chegar a um plano de tratamento e diagnóstico. No entanto, os fisioterapeutas estão cada vez mais usando imagens de diagnóstico, pois cada vez se tornam o primeiro profissional para lesões musculoesqueléticas. Muitos profissionais de saúde têm acesso ao ultra-som diagnóstico diretamente na clínica e, em algumas clínicas, como militares e certos postos, os terapeutas têm a capacidade de solicitar imagens como:

 Raios-X

        Tomografias computadorizadas ... 

                e ressonância magnética. 

A pesquisa indica que os Fisioterapeutas são eficazes no uso de sua capacidade de solicitar imagens quando existentes. 

Um estudo de 108 pedidos de imagem por parte de profissionais de saúde que prestam cuidados músculo-esqueléticos em uma clínica de fisioterapia descobriu que a imagem diagnóstica avançada foi solicitada adequadamente em mais de 80% dos casos.

Portanto, os Fisioterapeutas são bons em solicitar adequadamente imagens, mas como isso melhora o tratamento? 

Um estudo de caso publicado nas edições de julho de 2015 do Journal of Manual & Manipulative Therapy fornece uma boa ilustração:

O paciente era um dentista muito ativo que apresentava dor crônica nas costas e nas costas. Ele tinha um histórico conhecido de tumores benignos do tecido neural da cabeça e região lombar, mas nenhum diagnóstico específico para a dor nas costas havia sido fornecido. Após o exame, o Fisioterapeuta decidiu iniciar o tratamento da dor nas costas do paciente, mas também solicitou radiografias e uma ressonância magnética da parte sintomática da coluna do paciente. A ressonância magnética mostrou um meningioma ainda não descoberto, ou seja, um tumor benigno da membrana que cobre a medula espinhal.

O benefício para esse paciente foi que o Fisioterapeuta poderia continuar o tratamento sem fazer encaminhamentos e aguardar que outra pessoa pedisse as imagens. Além disso, uma vez que o tumor fosse descoberto, o Fisioterapeuta poderia selecionar exercícios e técnicas manuais que ajudariam o paciente, mas evitariam colocar pressão sobre a área do tumor. Também permitiu que o profissional educasse o paciente em atividades de condicionamento físico que fossem seguras e apropriadas.

O estudo de caso tem uma citação que resume bem os benefícios da imagem combinada com a Fisioterapia:

"Os fisioterapeutas ortopédicos têm altos níveis de especialização musculoesquelética e amplo conhecimento de padrões e comportamentos típicos das condições osteomusculares. Essas competências e conhecimentos experienciais permitem que eles reconheçam adequadamente situações que exigem triagem diagnóstica adicional para patologia não-musculoesquelética. Este caso demonstra como privilégios para solicitar imagens musculoesqueléticas. estudos auxiliaram o fisioterapeuta na prestação de cuidados ótimos e centrados no paciente. O fisioterapeuta, neste caso, foi capaz de continuar o tratamento sem várias referências ao médico para obter imagens e, portanto, forneceu um atendimento mais econômico e conveniente ". 

Artigo de referência e estudo de caso: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5046964/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4534847/


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page