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Hipotonia em Crianças - Fisioterapia em Fortaleza

Hiptonia é um diagnóstico comum, que é amplamente mal compreendido. Neste post, espero destacar o significado da Hipotonia, fornecendo informações úteis para famílias e cuidadores de crianças com hipotonia, bem como para os médicos que trabalham com elas.




O diagnóstico de hipotonia ou baixo tônus ​​muscular é frequentemente usado como um “diagnóstico geral”. A hipotonia pode ser o sinal de apresentação de condições benignas e graves que afetam o controle motor. Reconhecer a hipotonia, mesmo no início da infância, geralmente é relativamente simples, mas diagnosticar a causa subjacente pode ser bastante difícil.


Os efeitos a longo prazo da hipotonia no desenvolvimento de uma criança dependem principalmente da gravidade da hipotonia, bem como da natureza da etiologia subjacente . Alguns desses distúrbios têm tratamento médico específico, mas o principal tratamento para a maioria das crianças com hipotonia congênita é de fato a Fisioterapia.


Sinais e sintomas de hipotonia


Dificuldade em manter o controle da cabeça

Dificuldade em sentar-se ereto sem inclinação ou apoio significativo

Marcos motores são atingidos de forma lenta

Dificuldade em fazer a transições e giros

Padrões de movimento desajeitados ou ineficientes

Atraso no desenvolvimento global

Dificuldade de coordenação olho-mão

Prefere observar em vez de participar


Diagnóstico diferencial da hipotonia


É importante descartar qualquer potencial etiologia subjacente que possa se apresentar como hipotonia. Algumas dessas condições podem exigir intervenção médica mais imediata.


Histórico detalhado do paciente e da família: Detalhes da gravidez, parto e período pós-natal são extremamente úteis. Qualquer história familiar de condições que se apresentem como hipotonia também são importantes.

Avaliação do Desenvolvimento: Compreender a aquisição dos marcos motores e as implicações no desenvolvimento físico, social e emocional da criança.

Exame Físico: Inclui tônus ​​muscular, reflexos neurológicos, força muscular, controle postural, frouxidão articular, respostas protetoras e reações de equilíbrio/endireitamento.


Força muscular x tônus ​​muscular


Cada um dos músculos do nosso corpo tem um tônus ​​muscular em repouso. O tônus ​​muscular é definido como a capacidade potencial de um músculo de responder ou contrariar uma força externa, um alongamento ou uma mudança de direção. O tônus ​​muscular adequado permite que a criança responda rapidamente a uma força externa, seja por meio de respostas de equilíbrio, reações de endireitamento ou reações de proteção. Também permite que os músculos de uma criança relaxem rapidamente uma vez que a mudança percebida tenha desaparecido. Uma criança com hipotonia tem músculos que demoram a iniciar uma contração contra uma força externa e são incapazes de sustentar uma contração muscular prolongada.


Força muscular refere-se à capacidade do músculo de contrair ativamente e criar uma força para responder à resistência (puxar, empurrar, levantar, etc.). Embora a força e o tônus ​​sejam diferentes, quando um músculo não está em uma posição ideal para estar pronto para uma contração, a força muscular fica prejudicada.


Recém-nascidos e bebês podem apresentar controle de cabeça ruim. Os bebês podem parecer “escorregar de suas mãos” e ter problemas para manter o corpo ereto quando você os carrega. Quando deitados de costas, os bebês com hipotonia geralmente descansam com os braços e as pernas estendidos e relaxados e, às vezes, resistem ao peso quando colocados de bruços, sentados com apoio ou em pé com apoio.


Crianças pequenas com hipotonia podem tender a inclinar-se excessivamente para a frente quando estão sentadas, deixando de ativar a musculatura do tronco para mantê-las eretas. Eles podem preferir a posição de sentar em W para "travar" na posição sentada, sem envolver seus músculos centrais e posturais. Crianças com baixo tônus ​​muscular podem apresentar atrasos na obtenção de marcos motores grossos e têm dificuldade em aprender a rolar, sentar, engatinhar e andar de forma independente.


Crianças mais velhas com hipotonia podem ter problemas em participar ativamente em atividades escolares e extracurriculares, exibindo baixa tolerância e frustração durante tarefas fisicamente desafiadoras. Elas podem se cansar facilmente e com a fadiga os movimentos se tornam mais trabalhosos e desajeitados. Crianças com hipotonia podem ter dificuldades em sala de aula, apesar de suas habilidades cognitivas. Sentar-se por muito tempo em uma mesa ou durante atividades de mesa pode ser um desafio e as crianças podem perder o foco simplesmente por causa do estresse físico. À medida que as crianças crescem, a hipotonia pode afetar os padrões de marcha e corrida. As crianças podem virar os pés e apresentar pouco ou nenhum suporte de arco.


Objetivos do tratamento da hipotonia

Abordar a força e o suporte proximais (Tronco) para facilitar a força e a função distal (membros)

Melhorar o controle postural

Facilitar o Desenvolvimento Motor e Fundamentos do Planejamento Motor

Melhorar respostas posturais e reações protetoras

Aborda a fluidez e a eficiência dos movimentos

Melhorar a Força Funcional


Estratégias de tratamento da hipotonia


1. Seja paciente: como as crianças com hipotonia geralmente não demonstram resposta motora imediatamente, tanto os terapeutas quanto os cuidadores tendem a desistir do que estão fazendo e passar para outra atividade. A paciência é importante, pois com o tempo adequado e a orientação adequada, a criança será capaz de atingir o objetivo de alguma forma. Esperar por essa resposta é fundamental. Ao manter a mesma atividade e modificá-la para garantir o sucesso, você pode facilitar a ativação muscular e a fluidez dos padrões de movimento.


2. Siga a sequência do desenvolvimento: Crianças com hipotonia muitas vezes lutam para acompanhar marcos motores. Permita que a criança experimente cada sequência de estágio de desenvolvimento, independentemente da idade em que a terapia é iniciada. Incentive as transições entre cada posição importante do corpo: supino, deitado, sentado, ajoelhado alto, meio ajoelhado e em pé.


3. Promova o Alinhamento Adequado: Fortaleça a base simétrica de suporte adequadamente alinhada em todos os estágios de desenvolvimento. Se você estiver trabalhando sentado, antes de iniciar a atividade, certifique-se de que a pelve esteja em posição neutra. Se você estiver trabalhando em pé, certifique-se de que os pés estejam alinhados corretamente e suportando o peso através da superfície de apoio, a fim de promover o desenvolvimento muscular funcional e eliminar possíveis compensações.


4. Trabalho progressivo: tente não assustar a criança com movimentos bruscos, não empurre ou puxe, permita que a criança ative por conta própria para maximizar o trabalho e minimizar o trauma.


5. Diminuir o suporte ao longo do tempo: comece com uma base de suporte mais alta ou mais proximal durante o manuseio e abaixe lentamente conforme a criança ganha controle. Ao abordar o controle postural, comece com o apoio da parte superior das costas/cintura escapular e abaixe lentamente conforme a criança começa a se ativar e se fortalecer, permitindo que ela alcance mais independência funcional.


6. Torne as tarefas funcionais: concentre-se na função. Converse com a família e cuidadores sobre as necessidades do dia a dia. Seja auxiliando nas atividades da vida diária (AVDs), como vestir-se ou sentar-se e levantar-se da cadeira na escola, ajude no planejamento motor de maneira prática e útil.


7. Prepare-se para o sucesso : Dê à criança o tempo e a energia necessários para realizar cada tarefa. E não se esqueça do encorajamento positivo!


Ideias de atividades - Tratamento da hipotonia


Use a Bola Suiça para:


Aumente as a percepção e centro de gravidade

Facilita o controle motor

Promover a força muscular

Facilitar as transições

Fornecer imput vestibular

Praticar reações de correção e respostas protetoras

Deslocamento de peso sentado na bola de terapia

Promover posições de desenvolvimento


Decúbito ventral : Use o movimento para permitir que a criança mude de peso e suporte de peso simétrico através das extremidades superiores.

De quatro apoios: Direcione a força graduada através da pelve para alongar a coluna e obter suporte de peso simétrico através das extremidades superiores e inferiores (pode usar rolo de espuma para facilitar).

De joelho:: Utilize o suporte na pelve para ajudar o peso da criança a deslocar-se sobre o centro de gravidade inferior, estimular a ativação do tronco e auxiliar na transição de quatro para de joelho sem apoio dos membros superiores


Use dicas táteis - Tratamento da hipotonia

Ao facilitar os músculos apropriados durante a intervenção terapêutica, podemos ajudar a criança a desenvolver consciência e promover o início da produção de força.

A entrada tátil pode promover a coativação dos músculos que sustentam a articulação.

A massagem de pressão leve também ajuda a promover a ativação muscular, aumentar o crescimento ósseo e a mineralização em crianças com hipotonia.


Encontre atividades que interessem, envolvam e motivem! Seja nadando, andando a cavalo, andando de bicicleta, dançando... brincadeiras ativas devem fazer parte da vida diária de todas as nossas crianças!

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Dr. Leonardo R. Bezerra

Leonardo é um fisioterapeuta musculoesquelético experiente que desenvolveu um interesse especial pelas lesões não traumáticas. Esse interesse fez com que Leonardo começasse vários cursos de aprimoramentos nacionais e internacionais. Leonardo também oferece cursos diversos sobre clínica e gestão baseados na experiência proporcionada pela gestão dos serviçõs da Clínica Fisio. Ele é um Fisioterapeuta formado pela UNIFOR e possui formações como Método Mckenzie(Especial em Lombar, Cervical, Membro Inferior e Superior Avançados).; Formação em Osteopatia; Formação em Quiropraxia; Formação em R.P.G Souchard (Especial em Lesões Articulares, escolioses, Cervicalgias, Óculo-Motoras e Radiografia.); BackFit Pro - Atletas; Esp. Terapia Manual; Biomedicina do Esporte; e muitas outras. Participa atualmente da gestão e formação dos serviços:

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